terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Atletismo: C.A. Baixa Banheira subiu à 1ª Divisão

O apuramento trouxe algumas novidades às duas principais divisões nacionais, que nos dias 11 e 12 de Fevereiro terão disputas interessantes.

Depois de um fim-de-semana de apuramentos intensos, a Federação Portuguesa de Atletismo já divulgou as 16 equipas que estarão em cada um dos géneros para disputar as finais da 1ª e 2ª divisões, no segundo fim-de-semana de Fevereiro.

Apesar de um aparente equilíbrio entre Benfica e Sporting, tanto em femininos (onde Benfica foi melhor), como em masculinos (onde o Sporting foi melhor), este equilíbrio poderá não acontecer dentro de duas semanas, principalmente no setor feminino, onde o Sporting deverá vencer com alguma margem ainda. Nos apuramentos ambas as equipas apresentaram alguns jovens talentos, que deverão assistir da bancada na final.


Em femininos a subida à 1ª divisão do GCA Donas e ADREP, ambas da 2ª divisão há um ano, são as principais novidades, que ocorreram pela descida do SC Braga à 2ª divisão e ainda da não classificação do GD Estreito, que optou por deslocar apenas atletas do continente nacional e não chegou ao mínimo de sete atletas requeridas. Já na 2ª divisão, com ADREP e GCA Donas a subirem, AC Vermoil, CA Mazarefes e AA Coimbra desapareceram da fase final, onde agora apareceram ACRS Desterro, ACDR Arneirense e Escola do Movimento.


Nos masculinos,
subiram à 1ª divisão GA Fátima e CA Baixa da Banheira. Desta forma os clubes poderão baralhar as contas aos “grandes” que podem protagonizar novo duelo equilibrado. Desceram o CIA Ilha Azul (que nem esteve no apuramento), o CC S. João da Madeira (desceu à 2ª divisão). Na 2ª divisão, além da troca do CC S. João da Madeira , que desce da 1ª divisão, desapareceu pelo mesmo motivo do setor feminino o GD Estreito, a JOMA (foi 28º), o CN Rio Maior (foi 26º). Nesta divisão estará, de forma inédita, o CP Alcanena.

Desta forma o distrito mais representado será o de Lisboa, com seis equipas presentes na final, contra as cinco de Aveiro e quatro de Leiria, os distritos mais representados somadas as equipas feminina e masculina. Destaque ainda para o maior número de equipas classificadas (30 femininas e 44 masculinas), numa altura em que as dificuldades financeiras dos clubes aumenta em Portugal.


As finais disputam-se nos dias 11 e 12 de Fevereiro, na pista coberta de Pombal, esperando-se disputas fortes entre Benfica e Sporting, numa continuação do que ocorreu há um ano e também no ar livre, em 2011.


CLUBES APURADOS:

Masculinos (I Divisão) :
Sporting CP (Lisboa), SL Benfica (Lisboa), Gira Sol (Coimbra), Juventude Vidigalense (Leiria), CA Seia (Guarda), GA Fátima (Santarém), AA Coimbra (Coimbra), CA Baixa da Banheira (Setúbal)

Masculinos (II Divisão) :
CC S. João Madeira (Aveiro), NA Cucujães (Aveiro), GRECAS (Aveiro), GDR Covas de Coina (Setúbal), Escola do Movimento (Porto), CCD Ribeirão (Braga), SC Braga (Braga) e CP Alcanena (Santarém)

Femininos (I Divisão) :
SL Benfica (Lisboa), Sporting CP (Lisboa), Juventude Vidigalense (Leiria), JOMA (Lisboa), Gira Sol (Coimbra), GCA Donas (Castelo Branco), ADRE Palhaça (Aveiro) e GRECAS (Aveiro)

Femininos (II Divisão) :
SC Braga (Braga), CA Marinha Grande (Leiria), ACRS Desterro (Guarda), GR Quinta da Lomba (Setúbal), CAS Manique (Lisboa), ACDR Arneirense (Leiria), Escola do Movimento (Porto), ADC Praia da Falésia (Algarve)

Fonte: Atleta Digital

0 COMENTÁRIOS: