segunda-feira, 14 de abril de 2008

O presidente da câmara e as necessidades do CRI

Foi publicada na semana passada uma entrevista "interactiva" no jornal Rostos online com o Presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo.

Eis a transcrição de algumas questões relacionados com o desporto e sobre Alhos Vedros em particular:

Pergunta 1.
Sr. Presidente a minha pergunta é a seguinte: Para quando a conclusão do campo de futebol do C.R.I. (Clube Recreio e Instrução) de Alhos Vedros? Se até o saibre é dado, a mão-de-obra também. Será que não há máquinas disponíveis para carregar a terra de uma vez por todas? Assista a um treino e veja as dezenas de jovens que ali treinam, com poucas condições e que pedem tão pouco.
Alda Torres

Resposta 1
“A Câmara Municipal da Moita está, como aliás sempre esteve, ao lado das cerca de 110 associações e colectividades existentes no concelho, procurando apoiar de forma financeira, logística e técnica as várias solicitações que têm vindo a ser efectuadas. No que concerne ao Clube de Recreio e Instrução, vários têm sido os apoios prestados, por vezes traduzidos de forma indirecta, como por exemplo: o estudo efectuado pelo Departamento de Urbanismo, de enquadramento urbano e reformulação da área de cedência de equipamento desportivo; o terreno cedido, com uma área de cerca de 14 000m²; a execução de um campo de futebol de 7 e a colocação de vedação metálica; o apoio em máquinas, energia e outros equipamentos. Em relação ao apoio financeiro directo, o Clube de Recreio e Instrução recebe anualmente uma comparticipação quer para o Plano de Actividades, quer para a Escola de Formação de Futebol, e houve também um acompanhamento, por parte dos técnicos da Câmara Municipal, do processo de candidatura “Construção do Parque Desportivo e Infra-estruturas de apoio do Clube Recreio e Instrução” à CCDR-LVT, tendo sido, na altura, aprovados os estudos prévios, sendo necessário por parte do Clube fazer alguns ajustamentos ao projecto de execução. Essas alterações não chegaram a ser enviadas pela Direcção do Clube ao Organismo competente, sendo descrito no documento da Comissão, em 2004, que os respectivos documentos não foram entregues.O trabalho desenvolvido pelo CRI é reconhecido pela Câmara Municipal da Moita, tal como o trabalho que é feito por todas as associações do nosso concelho, podendo sempre contar com o nosso apoio.”

Pergunta 2 (12 no Rostos Online).
Gostaria de saber qual é a linha politica orientadora para as infra-estruturas desportivas no Concelho, por parte da Câmara M. da Moita. Quais são as suas prioridades? A pergunta vem na sequência do crescente descontentamento que grande número de familiares de atletas e amigos do C.R.I., vêem sentindo pelo facto do executivo da C.M.M. continuar inexplicavelmente a adiar o apoio à muito prometido a este clube para construção do piso (pelado), do campo de futebol de 11 na Urbanização Vila Rosa. Ao que sei a obra chegou a ser adjudicada, mas foi posteriormente anulada. Porquê?
João Torres

Resposta 2 (12 no Rostos Online).
“A linha política orientadora para as infra-estruturas desportivas no Concelho, designadamente do Movimento Associativo, foi delineada, em 2005, pela Câmara Municipal e os Organismos Populares de Base, e encontra-se transcrita no “Programa de Desenvolvimento do Movimento Associativo do Concelho da Moita”. Neste documento, que é do conhecimento das Associações e Colectividades, encontrando-se também disponível na autarquia, é descrito os vários tipos de apoios que podem ser prestados e em que condições. No caso de serem infra-estruturas financeiramente elevadas, e sempre que é solicitado, é prestado apoio para preenchimento e acompanhamento das candidaturas à Administração Central, sendo atribuído subsídio por parte da CMM, até 20% do valor, se as mesmas forem aprovadas.
Relativamente ao campo de futebol de 11, tem sido solicitado pelo CRI apoio para a execução do campo, no espaço já disponibilizado pela CMM. Nas reuniões efectuadas com a Direcção do Clube tem sido transmitido que a CMM, não tem, ao momento, condições para apoiar a obra na totalidade, dado que é um orçamento bastante elevado, e ao fazê-lo abriria um precedente que contraria o estipulado no Programa de Desenvolvimento do Movimento Associativo. Ainda assim e dentro das nossas possibilidades, temos prestado apoios logísticos pontuais, como a cedência de uma viatura para transporte do saibre e temos agendada a cedência de uma máquina para a sua colocação. A questão colocada sobre a obra já ter estado adjudicada, não corresponde à realidade, nem sequer houve esse compromisso, por parte da CMM, havendo sempre no entanto disponibilidade para se ir avaliando as solicitações de apoio.”

A entrevista poderá ser consultada na sua totalidade na sua fonte em Rostos Online

2 COMENTÁRIOS:

Prometeram às pessoas que levavam para lá terra(oferecida entretanto por um particular) e a espalhavam, isto foi em 2005 e estamos em 2008.
Passaram por lá 2 ou 3 vezes, 1hora de cada vez. É VERGONHOSO. Não existe sensibilidade para reconhecer a importância que é aquele espaço para mais de 100 jovens da região.

Manecas

Acho incrível que em todo o país se fale em melhorar as condições dos campos e a construção de sintéticos e por aí não exista a sensibilidade dos responsáveis políticos pelos seus jovens.
Na minha região temos as melhores condições e não temos jovens em número suficiente. Reflictam sobre isso.

Manuel António - Moura