terça-feira, 15 de julho de 2008

Só uma curiosidade... pessoal!

A propósito de um blog de referência no panorama bloguistico nacional, o sempre visitado (mesmo sem ser actualizado) Futebol de Ataque outrora um espaço de centenas de pessoas que passavam diariamente para comentar, ler e até divulgar. Recolhemos a seguinte informação no Jornal "Jornada":

In Jornada
"Já passou pelo "Futebol de Ataque"?
Um blog plural que não pode desaparecer
Muitas vezes se criticou aqui o recurso ao anonimato por parte de muitos bloguistas. O dever número um de quem acha ter alguma coisa a dizer a mundo é dar a cara. Por isso, o primeiro elogio devido ao blogue desta semana, o Futebol de Ataque, prende-se com a completa identificação dos seus autores. No caso em análise, eles, os autores, nem se limitam a dizer-nos o nome. Entre vários outros elementos, confessam-nos a sua simpatia clubística. A nacional e, até, a internacional. O que tem uma vantagem extraordinária, num meio em que a opinião é quase tudo: o leitor sabe exactamente de que ponto de vista parte o escriba. Sem que ninguém lho tivesse pedido, aliás, os nossos "atacantes" vão ainda mais longe: informam-nos que muitas das suas crónicas sobre jogos correspondem à "opinião portista",ou à "opinião leiriense", ou à "visão boavisteira". O que, num domínio em que, frequentemente, se tenta vender "gato por lebre", quase corresponde a uma lição de ética. Esta assumida exposição pública dos bloguistas permite-nos, ainda, chegar a outras conclusões interessantes, todas elas positivas. Desde logo, a de que o "Futebol de Ataque" (http://futeboldeataque.blogspot.com) é um blog plural. Dos seus seis fundadores - um dos quais entretanto falecido -, dois são do FC Porto, outros dois são do Benfica, um é do Sporting e um último é do Estrela da Amadora. Tal pluralidade aumenta se analisarmos a filiação clubística da vintena de opinadores "residentes". Entre eles encontra-se gente do Estoril-Praia, do Marítimo, do União da Madera, do Guimarães, do Varzim, e - quem adivinharia? - do CRI (Clube Recreio e Instrução) de Alhos Vedros, do Santar e do Pampilhosense. Resultado: tal como a quantidade de colaboradores permite o tratamento de uma extensa lista de assuntos, que vão desde o futebol jogado nos países do Leste europeu até ao Futsal, essa diversidade de simpatias viabiliza, de modo que julgo não ter paralelo em blogues do género, o acompanhamento de desafios da principal Liga portuguesa um pouco por todo o país.


Foi com muito gosto que participei neste projecto e que "informei o mundo" de que existia um clube de futebol quase centenário em Alhos Vedros.

1 COMENTÁRIOS:

Tens feito um grande trabalho.
És um bom exemplo de evolução,graças a ti o pessoal começa a comentar e blogar.
Parabens pelo teu trabalho.