terça-feira, 22 de julho de 2008

A passagem do F7 para o F11

Em conversa com um pai de um jovem futebolista, este manifestava-me a sua apreensão com a próxima época do seu filho, uma vez que, iria passar do escalão de “Infantis” para “Iniciados” e mudar do futebol de 7(F7) para o futebol de 11(F11). O jovem em questão estava muito bem integrado no F7, mas como ainda não se deu o seu salto pubertário e a sua estatura era baixa o pulo seria muito grande. "E depois o campo parece-lhe tão grande...", dizia.

Esta situação existe em Portugal, mas na minha opinião deveria ser revista. O exemplo da A.F.Lisboa em que existem campeonatos de Infantis em F11 e F7 é muito positivo e permite que a evolução seja feita de acordo com a política do seu clube (por exemplo competindo no F11 com os jogadores infantis de 2º ano).

Ainda melhor que Lisboa, parece-me a solução encontrada em Espanha, com a aplicação do futebol de 9(F9) em algumas regiões. A passagem para o F11 feita de forma progressiva só terá vantagens para o jovem futebolista. Assim como a implementação do F9, há quem defenda por lá, também que se deve começar no F3 e não no F5 (vou falar nisso mais tarde).

Não tenho dados suficientes para apresentar, mas atrevo-me a afirmar que é nesta fase (F7-F11) que se “perdem” muitos aspirantes a jogadores deste jogo tão popular como é o futebol.


Foto: Ajamil, Daniel Lapresa y otros
Texto também disponível em http://www.futebolis.wordpress.com

1 COMENTÁRIOS:

Na minha modesta opinião, acho que a diferença maior é as bolas paradas.
Visto que de resto também há aumento no número de atletas em campo, mas com um trabalho de intercambio durante a época esse desnivel poderia não ser tão acentuado.
Saudações crienses