terça-feira, 26 de maio de 2009

Jogos do Futuro da Península de Setúbal

Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2009, a decorrer entre 6 e 14 de Junho nos nove municípios da Península, têm um orçamento de 30 mil euros e esperam 5 mil participantes, dos 11 aos 16 anos.

"A realização deste evento sublinha a existência de uma estratégia inclusiva, promotora da democratização do desporto como contributo para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos cidadãos", afirmou Nuno Vitorino, em representação da Câmara Municipal de Almada na apresentação do evento, no Convento dos Capuchos, na Costa de Caparica.
Haverá, ao todo, 29 competições em 21 modalidades desportivas: competitivas - atletismo, futsal, natação, basquetebol, ténis de mesa, andebol, judo, futebol de 7, futebol de 11, voleibol - e de convívio - ténis, BTT, xadrez, actividades gímnicas, hip-hop, orientação, desporto adaptado, hóquei em patins, patinagem artística, canoagem e jogos tradicionais.
Vivina Nunes, em representação do município da Moita, afirmou que "a organização será descentralizada e contará com o melhor que cada município tem para oferecer em termos desportivos", sublinhando que "a realização deste evento constitui um momento alto para a península de Setúbal".

As competições dirigem-se a jovens entre os 11 e os 16 anos e as inscrições são gratuitas. Só é admitida uma equipa por concelho.
Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2009 pretendem criar um espaço de convívio e de estímulo à prática desportiva dos jovens, no contexto intermunicipal, dar visibilidade ao papel do poder local na organização de actividades físicas e desportivas, e contribuir para a compreensão dos princípios, objectivos e maneira de estar do desporto popular.
A ideia é também dar destaque ao papel dos movimentos associativos na democratização do desporto e no desenvolvimento desportivo, e desenvolver formas de organização, troca de experiências, projectos e actividades desportivas entre os municípios da península de Setúbal - Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.
Os jogos são uma organização conjunta entre os municípios da Península de Setúbal, o Movimento Associativo Popular, Escolas e Associações Distritais de modalidades aderentes. Existem ainda parcerias com a Amarsul e Simarsul.

Fonte: Ojogo

0 COMENTÁRIOS: