segunda-feira, 28 de julho de 2008

Diferentes olhares e um mesmo consenso

Sendo a educação infantil a primeira etapa para a Educação Básica é de extrema importância a reflexão sobre o papel da educação física e do jogo no desenvolvimento da criança. Para o estudioso Suíço Jean Piaget existe uma estreita ligação entre a actividade motora e a actividade cognitiva ao longo de todos os períodos evolutivos. Para Rousseau (1985) o substrato físico da criança é a matéria prima da educação.

Já é sabido que a educação física em qualquer faixa etária ultrapassa os limites do corpo, mas principalmente na infância esta prática contribui para o desenvolvimento de valores sociais e éticos ajudando assim para a formação do caráter da criança.

Para Puig Roig, 1994 "Jogar não é estudar nem trabalhar, mas jogando a criança aprende, sobretudo a conhecer o mundo que a cerca". Marin (apud Garófano e Caveda, 2002) o jogo na infância terá um papel psicopedagógico evidente, permitindo um harmonioso crescimento do corpo, da inteligência, da afectividade, da criatividade, da socialização, sendo a fonte mais importante de progresso e atividade. Para Guton (1982) a educação física e o jogo tratam-se de uma forma privilegiada de expressão infantil".

Fonte: A educação física e o jogo na educação infantil - Silva, Rodrigo

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