quinta-feira, 12 de junho de 2008

Época 2007/08 na opinião do treinador de Juvenis do C.R.I.: Nuno Aiveca

Falando sempre em nome pessoal, e nunca em nome do chamado grupo de trabalho (equipa técnica e plantel) acho que não superamos as expectativas criadas.
A época 2007/2008 foi até hoje, aquela que tivemos maior ambição, pretendíamos atingir uma meta que não foi atingida. Foi tudo preparado ao pormenor para que conseguíssemos os tais objectivos que eram a 2ª fase do campeonato distrital da 2ª divisão da A.F. Setúbal.

Procurei fazer uma selecção/captação de valores acima dos quais não existiam no plantel, recrutei jogadores através do meu cunho pessoal como: o Luís Domingos, os irmãos João e Paulo Teles o Tiago Faísca, etc., jogadores de 2º ano com mais experiência para ajudar aquela que é a base da equipa e que me acompanham à alguns anos, para que tivéssemos um bom plantel.

Fizemos cerca de 10 ou mais transferências e isso iria prejudicar e de que maneira o orçamento do clube, e nunca alguém pôs isso em causa, por isso mesmo agradeço o apoio da direcção do clube e a sua postura de ter-me deixado trabalhar.

Preparei a pre-época na praia e parque do Samouco (mais uma vez a direcção disponibilizou sempre as carrinhas, e o respectivo combustível), fizemos 4 jogos de preparação e não perdemos nenhum, tivemos todos os jogadores e equipa técnica motivadas para fazer uma boa época.

As expectativas eram enormes, e foi aí o meu erro, apostei forte nos jogadores de 2º ano porque tinham mais força e eram jogadores que tinham de demonstrar serviço, por ser a sua última época neste escalão, mas desde o inicio houve jogadores que nunca passaram de promessas, apesar de estarem sempre uns furos acima dos outros (1º ano de juvenil), contudo acho que mantiveram sempre a esperança duma reviravolta, eu acho que faltaram dois ou três jogos que se tivéssemos ganho, tudo se modificaria.

Demonstramos nos jogos contra equipas que iriam mais tarde à segunda fase que era-mos fortes, faltando esse carisma essencialmente em 4 jogos contra 2 equipas que estavam ao nosso alcance (Paio Pires e Luso). Foi nesses jogos que demonstramos alguma fragilidade, continuo a dizer que tínhamos equipa para muito mais e quem percebe o futebol, sabe do que estou a falar.

Trabalhamos sempre bem, com confiança e muita alegria. Tivemos sempre um plantel assíduo aos treinos. Resumindo só dois jogadores em 27 desistiram (Henoch e Fernando).

Houve, salvo erro a meio da época, uma ou mais situações (algumas pessoas tentaram influenciar-me) que acabaram por perturbar um pouco. Contudo eu estou cá e continuo porque amo o futebol e acredito nos meus jogadores.

Não querendo defender-me porque já assumi que devia ter apostado de forma diferente, considero que não esquecendo os restantes, tivemos sempre jogadores de bom nível que nunca tinham jogado futebol 11 (Fábio Almeida, Ricardo e Diogo Pessoa). Apesar de tudo houve evolução (em todos) e aprendemos com os erros, mesmo não atingindo objectivos, nem no campeonato nem no complementar, conseguimos que jogadores tirassem partido desse mesmo campeonato, posso mesmo garantir que mesmo não jogando os atletas mais novos evoluíram, para não falar de jogadores com o Miguel Figueiredo, Ricardo Batista, Nuno Almeida, Rafael Matos, Fábio Almeida, Tiago Faísca, tudo jogadores que demonstraram qualidades não só a mim como a outros.
No final ficaram algumas mágoas, superáveis.

Gostaria de mencionar o Miguel Figueiredo como o melhor exemplo, porque nunca vi jogador com ambição, humildade e vontade como ele. É fantástico e só vendo os treinos para perceber a naturalidade como conseguiu evoluir tanto. Já o contrário em relação a outros jogadores que não vêem o futebol como deveria ser, auto promovem-se e procuram ir por onde um jogador não deveria ir.

Na próxima época é para fazer melhor, teremos um plantel mais curto e provavelmente iremos perder 2/3 jogadores que eu contava por serem os tais que andam mal informados. Acho que teremos uns 11/12/13 jogadores mais equilibrados do que no ano passado, tudo jogadores com mais de 5 anos de futebol e com a minha capacidade de aprender com erros acho que hoje estou mais apto do que há um ano atrás para trabalhar melhor. Quem me conhece sabe da minha vontade da minha ambição (e do meu mau feitio), estou no futebol com gosto e com crer e não para agradar, espero que com isto saibamos melhorar porque é assim que se faz história.

Quero felicitar o trabalho do L. Nobre pelo trabalho de desenvolvimento e actualização do site do clube [http://www.cri.web.pt] que acaba por ser um excelente "veículo de promoção" do nosso trabalho, incluindo dirigentes, técnicos e principalmente jogadores.

Fonte + Fotos: www.cri.web.pt [Artigo original e completo]

6 COMENTÁRIOS:

Nuno gostei de ler esta tua leitura da época 07/08. Durante uma época existem sempre factores que influenciam a maneira de estar de uma equipa, resultados, desmotivação, etc. Tu soubeste lidar com isso e enfrentas-te as balas de frente defendendo sempre o grupo, esse aspecto demonstra a tua humildade. A amizade que tens pelos “teus” meninos é linda de se ver. Consegues pedagogicamente teres a equipa na mão e esse factor é importantíssimo num treinador, juntando uma dócil arrogância que todos os que querem vencer têm de ter.
A próxima época será certamente diferente para melhor, sejam com os jogadores A, B, C ou D, isso não interessa, porque não são os grandes jogadores que contam, mas sim aqueles que com trabalho e dedicação e humildade fazem uma grande equipa e são essas equipas de raça, luta e crer que dá gozo de treinar.
Boa sorte e um abraço, amigo.

David Fernandes

Não posso escrever nada de futebol, porque não pecbebo de futebol, percebo doutras áreas.
O que é certo é que o futebol entra na minha através este ambicioso mister, que por vezes compreendo eoutras me chateio por não poder ter fins de semana para sair, porque há jogos...
Desculpa pela minha intolerancia às vezes e pela falta de compreensão...
Parabéns por tudo, mesmo sendo só por amor à camisola, sabes que és o "Mourinho" da minha vida, ou seja "The Special One".
Parabéns pelo resumo, desejo-te o melhor na tua segunda paixão, é claro...

Liliana Aiveca

Penso que está muito bem resumido o que foi esta epoca. É verdade que foi uma desilusao para (quase)todos, mas existem inumeros factores que estiveram por detras dos nossos erros. Não culpo o mister , mas culpo mt os jugadores pk uma coisa e ouvir e executar (bem ou mal nem todos somos perfeitos!) e outra coisa é ouvir, praticar e depois fazer mal sem haver um minino de preocupação.

Para mim o maior problema que se passou foi o facto da existencia de inumeros "grupos" dentro do nosso grupo de trabalho e houve tambem informações internas ke passaram para fora e geraram mts "bocas" infelizes ate por parte dos proprios directores do cri!
Axo incrivel como é ke é possivel dentro do msm clube haver tanta raiva.. tanta inveja.. e nao falo so de jogadores . falo de dirigentes tambem

Agr falando de mim , queria agradeçer o reconheçimento do mister , mas contudo continuo a auto avaliar a minha epoca como uma vergonha para mim...

So no final acordei mas n é no final ke se começa a trabalhar..

Em relação a esta situação de nao continuar no cri existe uma explicação obvia .

Eu, ja joguei no cri, 5 anos (Infantis 1 e 2 ano , Iniciado 1 e 2 ano e Juvenil 1 ano) e nunca exigi nada nem a ninguem para sair.. e pk? Pk sentia me bem com o clube e com todos..

Percebo ke o mister esteja algo desapontado comigo mas n é por causa dele que quero ir embora..
Se o Cri fosse "gerido" e "mandado" por misters Aivecas eu jamais queria me ir embora
O que me causa desconforto é o facto de ja estar cansado de estar no clube estar cansado de ouvir mt bokas e n poder responder...

Agr ao fim de 5 anos ao serviço do clube sempre com vontade de vencer e ajudar estou so a pedir que me deixem expirementar novas oportunidades e ainda assim n me querem deixar sair...

Agr se me impedirem ao ponto de n poder sair o ke me resta?

JUgar no CRI... claro mas kerem voces um jogador ke ande desmotivado e sem vontade?

Mas garanto ke se fikar no Cri msm desmotivado ou sem vontade vou jugr sempre PARA GANHAR!

Era o ke eu queria dizer sobre a redação do mister

Mister, apesar do mister pensar que as vezes n gosto de si.. eu aprendi muito consigo e foi o meu unico treinador ate agr. e nunca vou desejar o mal do mister nem do cri

Abraços

Bem como o rafael referiu em cima ke os proprios directores do cri estao contra a equipa de juvenis do proprio clube axo ke isto nao e normal e portanto decedi ir para otro clube ke isso nao akonteca ke eu nao estou para isso para a prox epoka e tb gostaria de referir ke kando nos ganhamos o torneio komplementar de inciados de 2º ano ninguem nos veio dar os parabens pelo o trofeo ganho e o primeiro trofeo de komplementar ke o cri nunca averia konkistado.

E gostaria de dizer ke tenho de agradecer a mister aiveka e ao cri akilo ke sou oje mas so ke ja ta na mha altura de sair do clube e ir para otro klube kom otras ambiçoes onde possa trabalhar e concratizar os meus sonhos

Abraços de Nuno Almeida

um grande mister qe este ano vai fzr uma grande eqipa de juvenies!

gostei de ler o seu resumo.
é um dos treinadores k admiro muito.